
O setor, que é responsável pelo hino, promoveu um concurso para a escolha da letra. “Estamos na fase final de seleção das letras. Eram 180 e agora estamos em um bloco de 20”, disse padre Leandro.
Entre os jurados estão professores de música, regentes de coral, pessoas não só engajadas profissionalmente e tecnicamente na área da música, mas também na área pastoral da Igreja.
“Com a definição de um grupo menor de letras, talvez três, nós vamos produzir o ‘corpo’, que é a melodia. A partir de então vamos passar por novos processos de aprovação e ajustes para o grande lançamento. Quando lançarmos o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude já teremos todo ele pronto”, ressaltou o sacerdote.
A escolha da data de divulgação do Hino Oficial é estratégica. Ele acontecerá durante um evento chamado “Pré-Jornada”, que acontecerá no Maracanãzinho, entre os dias 27 e 29 de julho desse ano, no Rio. Todos os setores do COL estarão envolvidos nessa atividade. Até o final do mês deverá ser concluída a programação geral do evento.
O processo de seleção do hino é feito seguindo critérios como criatividade, valores espirituais ligados ao tema da jornada, beleza e harmonia da composição. Os padres membros do comitê monitoram o conteúdo religioso e doutrinal. “Tudo o que chega até nós passa por processo de avaliação, principalmente no campo da doutrina e nas questões de fé, mas o processo criativo de quem nos manda a letra está sendo conservado,” afirmou.
O concurso teve início no dia aberto em 31 de outubro encerrou suas inscrições no dia 3 de março, sendo disponibilizado para os candidatos um edital com os critérios e normas. Para acompanhar o andamento da escolha da letra e processo de produção da música acesse o portal (www.rio2013.com) e na data oficial, o hino será veiculado para que o mundo inteiro viva através da música o espírito da JMJ Rio2013.
Colaboração: Angélica Veiga e Ricardo Franco
Nenhum comentário:
Postar um comentário